23 de outubro de 2015

Vale a pena ler: O Doador de Memórias


Sou apaixonada por tantos livros que foi difícil escolher qual indicar pra vocês, mas consegui!
O livro de hoje é O Doador de Memórias, da autora maravilhosa Lois Lowry. Não sei nem como me expressar em relação a ele... Bem, antes, fiquem por dentro do que se trata a história: (retirado do Skoob)

Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. 
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. 
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

A história...

Como dito acima, a população está satisfeita com a vida pacata, estável e "normal" que levam. Não precisamos ir muito longe para perceber que uma sociedade padronizada como essa pode até dar certo, mas não tem sentido algum. Para que viver no "modo automático"? A vida assim não tem graça. 


" - Quem quer ser o primeiro desta noite a falar dos sentimentos? - perguntou o pai de Jonas quando terminaram a refeição.                                                                                                                                   Era um dos rituais, o relato noturno dos sentimentos." 

É aí que entra o nosso querido Jonas. Escolhido como o novo Recebedor, fica encarregado de conhecer tudo o que os outros não conhecem, e manter isso guardado, para não desorientar a vida de todos. Na verdade, seu papel é justamente esse: adquirir sabedoria para orientar a comunidade. 


"Você pode mentir."

Será que isso é mesmo necessário? Ao descobrir tudo o que foi "roubado" das pessoas, Jonas começa a se revoltar com razão. E é claro que ele é o "mocinho", e irá desestruturar toda a sociedade em que vive para dividir tudo o que aprendeu com as pessoas. 

Informações técnicas...

O livro é pequeno, possui 192 páginas e 23 capítulos. As folhas são amareladas, a letra possui um tamanho grande e que não cansa a visão.

A capa é a do filme, e apesar de eu preferir as originais, essa é bem legal. Ah, além da história, o livro possui uma entrevista com a Taylor Swift, que participou do filme.


Foto autoral.

Foto autoral.

Foto autoral.
Foto autoral.

Foto autoral.
Minha opinião...

Acho que a autora escreve tão bem que não dá para achar pontos negativos no livro. A leitura flui rapidamente, o que é bom e ao mesmo tempo não é: não queria ter terminado tão rápido!

Para mim, a melhor parte é quando Jonas começa a descobrir o verdadeiro mundo. Ele descobre a neve, as cores, os sentimentos... Infelizmente também descobre a fome, a guerra e o desespero. Mas isso faz parte da vida, mesmo que seja difícil de aceitar. É um direito das pessoas saberem o próprio passado. Mesmo porque, para corrigir seus erros, é preciso conhecê-los. Esse é um livro que todo mundo deveria ler, de verdade. 

Em poucas páginas a autora conseguiu me cativar com a história fascinante e bem feita. Assim que terminei, fiquei louca procurando pelo segundo livro, mas já aviso: não tem respostas. Talvez uma referência aos personagens do primeiro livro, nada mais... De novo, a autora faz uma conexão com a nossa realidade: nem sempre temos todas as respostas. Mas isso fica para o próximo Vale a Pena Ler, senão contarei o que não devo pra vocês.

Ah, unindo um "Vale a Pena Assistir" nessa postagem, também recomendo muito o filme! Apesar de no livro o Jonas ter 12 anos e no filme,16, as diferenças são poucas, e o filme consegue trazer e explicar muito bem a sociedade fantástica que Lois Lowry criou.

É isso.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams