26 de fevereiro de 2016

O Teste #IDY2016


Oi gente, tudo bem? Estou de volta com a segunda resenha do desafio literário I Dare You, para o mês de Fevereiro. Nesse mês, os temas eram "livro divertido", "um livro da TBR" e "livro com sua inicial". Livro com a minha inicial é muito difícil de achar (e o que eu pensei a Mari já tinha lido u.u). Livro divertido é muito difícil de escolher, porque eu gosto de muitos! Então, resolvi ver todos os livros que eu tenho e ainda não li. Fiz um pequeno sorteio e o sortudo foi O Teste, da Joelle Chabornneau. O que foi mais legal é que eu não sabia nada a respeito do livro, apenas comecei a ler. Foi surpreendente e muito mais instigante.
Confira a sinopse:
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Foto autoral.

Da história...

O Teste é uma trilogia distópica que mostra um mundo sendo reconstruído após uma guerra que dizimou grande parte da população. Mesmo anos depois, ainda há estudos para criar novas plantas e novas comidas - pois os que nós conhecemos estão contaminados, de alguma forma. Foram distribuídas colônias pelo país e cada uma cuida de alguma coisa em especial. O teste existe para que os melhores e mais notáveis cidadãos passem para a universidade e, assim, possam ser designados para novas colônias, onde vão liderar de alguma forma. Malencia "Cia" Vale é uma dessas jovens que desejam muuuuito seguir para o teste, porque quer orgulhar sua família e ter uma função na sua vida. Mesmo que ame sua família - os pais e quatro irmãos mais velhos - quer descobrir quem ela é.

" Depois de tudo o que vi e fiz, sou forçada a admitir que não sei exatamente quem eu sou. Entretanto, sei que preciso descobrir depressa porque essa entrevista final requer que eu mostre a eles. E essa prova acabou de começar."

O problema é que o teste não é uma simples prova de vestibular, como nós conhecemos. E as pessoas que já passaram por ele não se lembram de muita coisa para passar aos jovens. É, definitivamente, um tiro no escuro. Menos para Cia, já que seu pai afirma se lembrar de algumas coisas e conta a ela, na noite antes de partir. Além disso, lhe dá uma dica: Não confie em ninguém. E o que Cia vai encontrar lá é um verdadeiro campo de batalha, onde os que fracassam podem pagar um preço muito alto.

" - Cento e oito de vocês foram reunidos para ser testados. No máximo, vinte vão passar para frequentar a universidade. Desejo sorte a todos para que sejam aqueles que passarão."

Indo contra todos os avisos do pai, Cia acaba confiando em quase todo mundo. Entre eles, Tomas, um garoto da sua colônia que sempre foi seu amigo e que parece disposto a ajudá-la, aconteça o que acontecer.
Assim, Cia começa a testemunhar coisas absurdas no teste, além de sempre contar com sua intuição para seguir em frente e passar pelos testes - que são quatro. O primeiro são provas para testar os conhecimentos gerais dos participantes. O segundo testa suas habilidades. O terceiro, se eles sabem trabalhar em equipe. E o quarto, o mais intenso, colocar em prática todos os seus conhecimentos e habilidades para sobreviver.

Minha opinião...

Como eu disse, comecei o livro sem expectativas, sem ter lido nenhum spoiler, sem nem ter lido resenhas sobre ele. No começo, foi um pouco devagar, lia um capítulo por dia. Depois de um tempo, comecei a devorar o livro! A cada minuto que eu lia, já queria saber o que ia acontecer mais pra frente. Tentava deduzir coisas, imaginar o que viria, xingava Cia sempre que ela confiava em alguém (até porque eu segui o conselho do pai dela e nunca confiava em quem chegava perto, nem mesmo Tomas) ou sempre que ela simplesmente achava alguma coisa e seguia essa direção. Comigo, acho que a intuição jamais daria certo.
Muitas coisas me chocaram no livro, como a frieza dos organizadores do teste e toda a trama por trás disto, que é claro, mostra que os fins justificam os meios. Além de achar muito interessante mostrar como as pessoas mudam quando colocam essa frase em prática. Mostra que algumas pessoas, mesmo que aparentemente boas, tem lá suas tendências do mal. Eu espero realmente nunca encontrar essas pessoas.
A edição que temos é econômica, então não pude deixar de notar os inúmeros erros de edição mesmo, sabe? Isso me irritou bastante na leitura, mas nada que atrapalhasse o decorrer da história.
Em resumo, foi um livro que gostei muito e já dei início ao segundo da trilogia, o Estudo Independente. A leitura é leve, fácil e te prende de um jeito que só as distopias muito bem escritas conseguem fazer.

Informações técnicas...

Como eu disse, li a edição econômica que possui alguns errinhos, mas consegui perdoar. Esse livro é da Editora Única e eu ainda não conhecia nenhum livro dela, e gostei muito da capa. Falando nisso, a capa é meio cinza, meio prata e tem o desenho de uma estrela de oito pontas com um raio cortando por cima. A estrela simboliza o grupo em que a Cia está inserida no teste e o raio é um símbolo só dela.
Foto autoral.

Foto autoral.

Foto autoral.

As páginas são amareladas e a fonte é pequena, mas nada que impeça ou atrapalhe a leitura. O livro tem 320 páginas e 22 capítulos.

Foto autoral.

Foto autoral.
 O ponto de vista é todo da Cia, em primeira pessoa, o que te ajuda a entrar de cabeça mesmo na história, como se tivesse vendo o que ela via.
Enfim, é um livro que recomendo bastante para quem gosta de distopias.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams