30 de março de 2016

Fallen #IDY2016


Oi gente! Demorou mas chegou a resenha de Março, do I Dare You! Os temas eram: capa feia, mais de 300 páginas e escrito por mulher. Eu escolhi um livro escrito por uma mulher, por março ser o mês da mulher e esse livro estar na minha lista de leitura desse ano. Apesar dele também ter mais de 300 páginas! Fallen, da Lauren Kate, é um livro de ficção e fantasia, que fala sobre anjos caídos e amores de outras vidas. É um livro denso e interessante, muito recomendado para quem gosta desse tipo de leitura.
Sinopse (Skoob):
Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.

Da história...
Fallen conta a história de Lucinda Price, que após um trágico acontecimento, precisa ir para um colégio interno para jovens, digamos, problemáticos. Luce, como é chamada, tem esse passado sombrio do qual não se lembra muito, e o que lembra, não é nada aceitável. Acontece que Luce passou a vida sendo perseguida pelo que chama de sombras. Elas são manchas escuras que aparecem nas horas mais inapropriadas e, aparentemente, só ela as vê.

"Luce cambaleou para a frente ao sentir algo beliscar seu ombro por trás, e depois flutuar acima de sua cabeça. A sombra tinha voltado. Era preta e tão espessa quanto uma cortina." (página 78)

Então, quando as sombras causam um trágico acidente, a vida de Luce vira de cabeça para baixo e ela se vê no colégio interno Sword & Cross, um lugar que mais parece uma prisão do que uma escola. Além de todas as regras impostas, como nada de celular e sempre usar roupas pretas, Luce já faz alguns "inimigos" logo de cara. Um deles é Daniel Grigori, que mesmo sendo um idiota e tenta manter Luce longe, ela não consegue se afastar dele. É quase como uma conexão sobrenatural. Temos também os personagens secundários, a Ariane - que faz amizade com Luce logo de cara -, Cam, um cara bad boy bonitão que dá em cima descaradamente da Luce; e Penn, que só está na escola por estar sob tutela do diretor. Além de muitos outros, cada um com sua importância na história.

Informações técnicas...
Esse livro é um dos mais lindos que já vi. Tudo nele é lindo. A capa é perfeita, as cores utilizadas nela foram o preto e o roxo, e achei que esses tons frios tem tudo a ver com a história. A fonte tem essa pegada gótica, o que também combina com o livro, e a imagem da garota, que né, eu queria ser essa menina da capa. O selo da editora Galera fica bem em cima, perto do comentário da P.C Cast, onde ela diz: "Sexy, sublime e assustador...".


É um livro bem pesado, com 406 páginas, e, por falar nelas, tem as letras grandes - o que facilita a leitura e elas são amareladas. Eu gosto muito da textura da capa, o título está em relevo e ela como um todo é gostosinha de pegar, como se fosse meio aveludada. Não sei explicar. Mas é bom. O título de cada capítulo é bem bonito e marcante, como toda a estética do livro.


Pra ser sincera, o comprei pela capa. É uma pena não ter gostado tanto assim.

Minha opinião...
Quero, inicialmente, dizer que é muito estranho para mim resenhar algo negativamente. Nesse caso, nem chega a ser uma resenha negativa, mas muitos pontos me deixaram triste com a história que tinha tudo TUDO para ser muito boa. A Lauren tem uma escrita maravilhosa. Ela narra com precisão os detalhes do ambiente em que a história se passa, da mesma forma que criou personagens secundários muito bons. Eu fiquei apaixonada pela Sword & Cross, queria muito que existisse de verdade para eu visitar. Assim como o Cam e a Penn são os melhores personagens secundários que eu já conheci (tirando os de HP, porque esses não entram nessas minhas listas, estão muito acima disso!). Mas a personagem principal, a Luce, é extremamente completamente chata. Sério, eu jamais seria amiga dela na vida. Ela está sempre se lamuriando e sempre vendo como a vida dela é miserável e sempre na defensiva - sem manter uma conversa longa com seus amigos. Ok que tudo o que está acontecendo com ela é realmente deprimente (e talvez eu mesma fosse ficar uma chata nessa situação, mas né, estamos aqui para isso) e, no início, até aceitável certos momentos depressivos. O romance dela e de Daniel, também, tem um desenrolar muito estranho e rápido. É quase tão chato quanto o romance de Layken e Will (de Métrica). Então, apesar de a conexão dela e de Daniel ser de outras vidas, confesso que era insuportável a dependência que ela tinha dele. Tinha momentos que eu queria poder bater nela, de tanta falta de orgulho e amor próprio da pessoa. Tenho até um quote - ou mais - para comprovar o que estou falando.


"Talvez por ser o único ponto de cor no grupo, Luce não conseguia tirar os olhos dele. Na verdade, tudo o mais em volta empalideceu de tal forma que, por um longo momento, Luce se esqueceu de onde estava." (assim que ela o vê pela primeira vez, página 43)
 "Ela suspirou e - não pôde evitar - apoiou seu cotovelo no anjo de pedra para observá-lo." (ela vendo-o trabalhar limpando estátuas, página 93)
"Sua testa estava molhada de suor e ela apertou as têmporas, tentando retomar o controle sobre seu corpo, tentando retomá-lo do controle dele." (um quase flerte, página 96) 

Fora isso, a história como um todo acaba sendo maçante. A maioria dos livros começa meio sem graça mesmo, mas essa tinha uma trama incrível. Podia ter sido muito melhor construída. Porém, nem só de coisas ruins essa resenha se trata, afinal, dei 3 estrelas. O final é muito legal e te faz querer ler o segundo livro.


Então, depois desse post imenso, eu termino dizendo que é um livro médio. A trama é boa, tem personagens bem construídos e boas narrações. Mas algumas coisinhas estragaram o que poderia ter sido um livro muito bom. Recomendo, mesmo que não seja um livro favorito. Li muitas resenhas positivas e que, de certa forma, fazem sentido.
Me contem nos comentários o que acham desse livro!
Beijos e até sexta!

"Ela viu um dente de leão solitário e passou pela sua cabeça que uma Luce mais jovem o teria arrancado, feito um pedido e então assoprado. Mas os pedidos da Luce atual eram pesados demais para algo tão leve."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams