29 de abril de 2016

A mais pura verdade #IDY2016


Para esse mês, no I Dare You, escolhi ler um livro que tinha abandonado, o A mais pura verdade, do Dan Gemeinhart. Esse livro eu ganhei de cortesia da Editora Novo Conceito e fiquei muito feliz por ter ganhado, porém, nunca consegui finalizar a leitura.
Peguei a sinopse dele para vocês entenderem melhor.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Já da pra entender que a pegada do livro é bem sentimental, né? E ele realmente faz com que você se emocione, chore, sinta raiva da vida, mas ao mesmo tempo, sinta uma certa empatia com o Mark.



A História...

Mark está doente. Uma doença muito, muito ruim. E claro que, como era de se esperar de alguém que tem uma doença muito ruim, ele está rebelde e questionando as coisas. Por isso ele foge, como diz a sinopse, porque quer fazer algo com a sua vida. Algo que, para ele, seja útil. O que é escalar o Monte Rainier. Jessie, sua melhor amiga, fica num dilema e não sabe o que fazer acerca do que está acontecendo ao seu redor.

Esse era o tipo de amizade que tinham. Ela sentia a dor dele.

Ela e Mark são melhores amigos de infância, daqueles que conversam em códigos. No caso, eles conversam por haicais muito significativos. Enfim, a história então narra a fuga de Mark e, ao mesmo tempo, mostra a sua família e a angustia de não saberem onde ele está e o que pode estar acontecendo com ele. É uma trajetória tensa, mas ao mesmo tempo mostra os detalhes que fazem a vida feliz. E também faz você querer ter um cachorro como o Beau. Aliás, o Beau! Melhor personagem do livro, leal como todo cachorro.

Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado.

A decisão de Mark, na verdade, se baseia em uma coisa significativa para ele. Seu avô era alpinista e apresentou a ele esse mundo e o Monte. O sonho dele era escalar essa montanha e, com as recentes descobertas, decidiu que aquele era o momento.

Essa é uma coisa que não entendo: por que alguém queria me impedir. Tudo o que eu queria era morrer. Essa é a mais pura verdade.

Informações técnicas


Eu acho a capa dele um amorzinho, desde as cores, até a fonte e as figuras. Tem bem a ver com a história, acredito eu.


É da Editora Novo Conceito - que desde sempre tem capas lindas, vamos combinar. A parte de dentro do livro também não deixa a desejar, desde a escolha da fonte até a divisão dos capítulos. As páginas são amareladas e o texto é justificado.


Escrito em primeira pessoa nas partes do Mark (os capítulos "inteiros") e em terceira pessoa nas partes da Jessie (os capítulos "e meio"). Tem 221 páginas e foi lançado ano passado.



Minha opinião

Eu gostei muito do livro, dei 5 estrelas. Acho que por ele ser leve, leitura rápida e gostosa. Me emocionei em muitas partes dele, até porque não tem como. Mark, na minha opinião, é bastante egoísta, mas é compreensível, mesmo que machuque quem ele ama. Digo, ele tomou muitas decisões sem pensar em seus pais, ou na Jessie ou no Beau. Ele quis que eles fizessem algo por ele sem perguntar se eles queriam ou podiam. Jessie passa o livro todo num dilema horrível e angustiante. Beau passa por situações muito ruins - que poderiam levar a um acontecimento muito ruim - por ser leal ao seu amigo. Porém, como disse, é compreensível. Ele está doente e rebelde e assustado. Diversos momentos eu só queria abraçá-lo e levá-lo para casa. Em outros, eu senti muita raiva dele, hehe. Como um todo, o livro é bem escrito, tem um fim muito legal e não é previsível, pelo menos não foi para mim. Ele mostra coisas importantes da vida, como a amizade e o medo e coisas que achamos importantes e que, nem sempre, são. Vale a pena a leitura.

Morrer e viver. É tudo uma bagunça. Essa é a mais pura verdade. Aquilo me deixava irritado. Um tipo de irritação triste.

Bom gente, e é isso. No último dia eu consegui postar a resenha e tô muito feliz por isso! Espero que gostem e, se já leram esse livro, comentem aqui o que acharam.

Beijos e até segunda. ;*

O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, as vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente.

2 comentários:

  1. EU já quero ler kkkkk parece ser um livro incrível e bem do jeitinho que eu gosto :D
    Vou procurar por aqui e ver se consigo ler :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que não vai se arrepender, Jenn <3
      Beijos *-*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams