25 de abril de 2016

O Pequeno Príncipe #IDY2016


Oi, gente! Os temas para o I Dare You de abril eram: "comprou pela capa", "abandonado" e "lançamento". Escolhi o "abandonado". Sim, eu nunca tinha lido O Pequeno Príncipe! Há um tempo eu peguei para ler, mas acabei deixando de lado e trocando por outras leituras. Enfim, como a vida anda meio corrida, esse livro foi perfeito para esse mês, pois li em menos de uma hora.
Sinopse:
Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

A história...
O livro começa com o "piloto" - citado na sinopse - falando sobre um desenho que fez aos seis anos, e a incompreensão dos adultos em relação a ele.

"Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando."
Foto autoral.

Depois, já adulto, tem um problema no avião e cai - sozinho - num deserto. Lá, encontra o Pequeno Príncipe.
Eles vão se conhecendo e, ao mesmo tempo, nós conhecemos a história do principezinho. Resumindo, ele é de outro planeta, e passou por vários outros até chegar na Terra. E em cada um, havia uma pessoa que, para mim, representava alguém/alguma características de nós, daqui da Terra. Mas sobre isso eu falo mais depois.
Após o piloto conhecer a trajetória do Pequeno Príncipe, este resolve ir embora e voltar para sua querida amiga (que vocês saberão quem é se lerem o livro). 

Informações técnicas...
Para começar, quero dizer que as fotos serão bem poucas (minhas, no caso), mas é porque o livro da minha casa é muito antigo, e está sem a capa. Além disso, tem alguns rabiscos feitos pela minha irmã quando ela era pequena.
Foto: Wikipedia

Mas vamos lá: o livro é muito curto, tem 96 páginas. A letra é grande e há ilustrações - muito infantis, simples, porém fofas - o que torna o livro "menor" ainda.

Foto autoral.

Foto autoral.

As páginas são amareladas, e a capa, fofinha como as ilustrações do interior. 
O livro é escrito em primeira pessoa, pelo "piloto".
Ah, ele é da Editora Agir.

Minha opinião...
Como eu disse lá em cima, li o livro em menos de uma hora. É uma leitura muito leve! Embora seja um livro infantil, achei bem crítico - mesmo escrito há mais de 70 anos -, pois mostra como a humanidade é (até hoje) de uma forma infantil e ingênua.
O príncipe passa por alguns planetas antes da Terra, e neles há um vaidoso, um bêbado, um rei que acha que todos devem obedecer a ele, um homem que só trabalha, outro que "possui" as estrelas (ironicamente, as conta todos os dias, escreve o número num pedaço de papel e o guarda). Identificaram nossas características aí? Então.
O Pequeno Príncipe é um livro que rende muitos quotes, e separei alguns que gostei bastante. Imagino que vocês já conheçam várias frases, já que sempre vemos por aí, mas mesmo assim vale a pena ler de novo.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
"É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."
"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros."

"Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração..."

"Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos."

"Mas ninguém lhe dera crédito, por causa das roupas que usava. As pessoas grandes são assim. [...]
O astrônomo repetiu sua demonstração em 1920, numa elegante casaca. Então, dessa vez, todo o mundo se convenceu."

Enfim, para mim, O Pequeno Príncipe é um livro que mostra muitos valores, e é realmente bom para crianças. Achei um livro bonitinho como um todo, por isso a minha nota 4. Recomendo sim, se você quiser uma leitura leve e rápida.

Vocês já leram esse livro? Acham o mesmo que eu? Me contem!
Beijos e até quarta!

2 comentários:

  1. O que dizer desse livro?!!Eu morro de amores por O Pequeno Principe,queria até fazer meu quarto temático,mas acabou não dando certo,eu acho a linguagem simples e ao mesmo tempo tão complexa,tem algumas nuances que a gente só vê se está lendo com atenção e é cada passagem linda :D
    Enfim,eu super recomendo <3
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que legal! Exatamente o que eu penso: é uma linguagem simples e complexa, e a mistura disso resulta em grandes reflexões para a nossa vida...
      Beijos! *-*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams