29 de junho de 2016

Terras Metálicas #IDY2016


Oi! Vocês nem acreditam na confusão que eu fiz esse mês: li o livro para esse mês, e já havia até escrito a resenha quando resolvi olhar os temas novamente. Percebi que eu tinha lido de acordo com o mês de julho. Então resolvi escrever sobre Terras Metálicas (lembra dele? Estava na minha lista de desejos do ano passado), mesmo que eu o tenha lido em maio. Ele se encaixa no tema "nacional".

Sinopse:

A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar…
Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida.
Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

A história

Raquel sonha em ser uma Túnel. O começo do livro aborda a cerimônia de implante dos jovens e sua vida nesse mundo tão perfeito. Após cada um receber sua habilidade, a protagonista vai para suas aulas e conhece uma professora, que deixa muitas dúvidas em sua cabeça. Dúvidas que fazem com que Raquel haja contra as regras, tudo para descobrir se sua amada Esfera está em perigo.

Como a sinopse diz, o que Raquel descobre não é nada bom, e ela e seus amigos precisam enfrentar grandes dificuldades ao longo da trama.

Informações técnicas





O livro é da Editora Novo Século. Sobre a parte "interna" eu não tenho do que reclamar. A diagramação é  bem feita, as letras possuem um espaçamento agradável e as páginas são amareladas.




Eu acho a capa bonita, com aqueles tons escuros e bem "metálicos" mesmo. O problema é que, além de fina, ela é muito mole. O livro é quase 100% maleável. E o pior é que ele possui 616 páginas! Um livro fino até é aceitável, mas esse... Isso me desapontou um pouco.

A pontinha amassou em pouco tempo. :/

Ah, ele é escrito em terceira pessoa e possui 43 capítulos.

Minha opinião

Esse livro é muito original. Não tem alguém tentando derrubar o sistema, e sim tentando salvá-lo. Vocês já haviam pensado nisso?

A narração é simples, e isso faz com que a leitura flua bem. Eu li esse livro numa maratona do I Dare You, lá no grupo do Facebook. Foi bem rápido. Chegou um ponto em que eu lia capítulos e mais capítulos, principalmente pela curiosidade. Eu precisava entender o que ia acontecer!

O espaço e os personagens são tão bem construídos que é possível visualizar cada um, cada coisa. Eu imaginei perfeitamente as "terras metálicas", um mundo sem céu, sem a natureza... Confesso que não gostei muito de visualizar um mundo assim, não. hehe

A personalidade de cada personagem é bem nítida, pois a narração é detalhada e, mesmo nos momentos onde eles não estão sendo descritos, suas ações nos passam as particularidades. Ah, e eu quero deixar registrado que eu quero um tashi! Eles são uns amores.

Eu gostei muito do desfecho e das explicações, porém, mesmo um mês depois, fico pensando se vai haver continuação. Porque aquele final deixa qualquer leitor curioso. Eu compraria o segundo volume, com certeza!


Então, o que vocês acharam do livro? É bem diferente do que costumamos pensar quando falamos em "nacional", não é?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams