12 de janeiro de 2017

Resenha: Eu sei o que você está pensando

Eu sei o que você está pensando, John Verdon

Oi gente, tudo bem? Eu estou ótima, e muito feliz depois da leitura do livro Eu sei o que você está pensando, do autor John Verdon. Eu enrolei pra pedir esse livro para a Editora Arqueiro com medo de não ser bom, mas garanto que eu me enganei!

Sinopse

Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso.
Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série.
Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

A história

Dave Gurney é aquele tipo de pessoa que não consegue se desligar do trabalho, mesmo depois de ser aposentado. Ele vive com sua esposa, Madeleine, num lugar afastado e calmo (ela tinha esperança de que seu marido se afastasse dessa vida de policial, o que não foi o caso).

"Os dois tinham ideias diferentes sobre o que deveria significar a aposentadoria dele da polícia, que tipo de mudanças traria à vida do casal e, mais especificamente, como isso deveria mudá-lo"

Para complicar, um amigo o procura, desesperado, pois recebeu cartas ameaçadoras de alguém que o conhecia muito bem - afinal, essa pessoa adivinhou o número pensado por ele. Mas como?
"- Ele não poderia saber, mas sabia! (...) Ninguém poderia saber que eu iria pensar no número 658, mas ele não apenas sabia como tinha conhecimento disso pelo menos dois dias antes de eu pensar, quando colocou a porcaria da carta no correio!"

Gurney não pode deixar o quebra-cabeça de lado. Além disso, ele mergulha ainda mais fundo na história quando começam a ocorrer assassinatos, mesmo isso colocando em risco seu relacionamento com Madeleine.


Informações técnicas

Não digo que achei a capa linda, mas foi perfeita para a história - parece que os elementos se encaixam, sabe?

Ela tem uns tons de cinza e branco, que remetem à incerteza, e, talvez, uma fraqueza. O título é escrito num vermelho escuro, que associei a sangue.


O formato da pegada tem relação com o primeiro enigma desvendado por Dave; os números... Bem, eles são a base da história.

As folhas são amareladas e a letra tem um tamanho médio, o meu favorito para leitura.


A obra de John Verdon é dividida em três partes com 53 capítulos, totalizando 340 páginas.


Minha opinião

Eu sei o que você está pensando me fez devorar cada página e dizer a mim mesma: "só mais um capítulo" até acabar o livro.

A narração foi algo que me surpreendeu. Feita em terceira pessoa, não achei que fosse mostrar tanto os personagens. Mas fui capaz idealizar cada um, até mesmo os não tão importantes. Consegui me envolver no dilema em que o protagonista se encontrava (resolver o caso trazido por seu amigo ou viver bem ao lado de Madeleine?), além de ver sua angústia devido ao que aconteceu em seu passado.

O modo como Gurney descobre as pistas e chega a uma conclusão é fantástico! Com isso percebo que eu realmente não poderia ser detetive. Inclusive, é legal perceber que às vezes a luz para a solução do problema vem de lugares inesperados, até mesmo de Madeleine, que não aprecia a volta do marido para o mundo das investigações.

Outra coisa que adorei foram os nomes dos capítulos: são aqueles que se relacionam a um elemento da história, mas não é o foco.


Esse é um romance policial que te faz quebrar a cabeça, torcer muito para que o assassino seja localizado e, mais ainda, desejar o segundo livro (sim, é uma série de livros protagonizados por Dave Gurney!). 😍


Não encontrei o livro físico na internet, mas o e-book está disponível na Saraiva por R$23,74 (aqui). *-*

Beijos! 😘😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams