7 de março de 2017

Resenha: Ouse Crescer

resenha ouse crescer tara mohr

Hello, gentes!

Finalmente, vou escrever uma resenha nesse blog de meu Deus. Dessa vez, trouxe um livro felizinho de autoajuda pra nós. Ouse Crescer, de Tara Mohr, veio pra minha vida com a premissa de mudar minha cabeça e me fazer encontrar os problemas que me impedem de crescer, de ousar. Essa é sua ideia principal e, a partir daí, a Tara trouxe exercícios, dicas, exemplos e histórias de superação de outras mulheres, pra gente ver que não é impossível.

Sinopse:
Em seus programas de liderança e coaching para mulheres, Tara Mohr percebeu que suas clientes ousavam pouco na carreira e na vida pessoal. Insegurança e autocrítica estavam por trás de atitudes conservadoras e confortáveis, que não condiziam com o tamanho de seus sonhos e ambições.
Neste livro, ela apresenta importantes conceitos e reflexões para ajudar você a liberar todo o seu potencial. Em capítulos objetivos, Tara aponta o que atrapalha seu crescimento e ensina como calar a voz interior que a faz duvidar de si mesma e se livrar do perfeccionismo. O programa Ouse crescer oferece ferramentas para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional e já formou mais de mil mulheres pelo mundo. Nele você vai aprender:
• O que o crescimento significa para mulheres como você – nada relacionado a marcos externos de sucesso, mas ao que atende a seus sonhos de vida e carreira.
• As desculpas que as mulheres dão para não ousarem enquanto convencem a si mesmas de que estão fazendo tudo que podem para crescer.
• Como diferenciar sua censora interior de sua mentora interior e reconhecer a sabedoria infalível que existe dentro de você. 
• Os detalhes em sua maneira de falar e escrever que diminuem o impacto de sua mensagem e o que fazer para obter o efeito oposto.
• Como se livrar da dependência de feedbacks positivos e aproveitar melhor as críticas. 
• Os comportamentos premiados na fase escolar que podem prejudicar as mulheres na vida adulta.

Pela sinopse a gente já consegue ver que é um livro, no mínimo, muito bom. Ele tem uma pegada feminista que veio em boa hora pra mim e, acredito eu, seja leitura obrigatória para moças que: 1) estão empacadas na vida, sem saber pra onde vão; 2) estão se aventurando nas crenças feministas e querem mais boas histórias para usar de exemplo nos textão do facebook; 3) gostam de um autoajuda bem escrito. Enfim, é um livro realmente útil.

resenha ouse crescer tara mohr


Do início ao fim do livro, eu fui preenchida com um sentimento de determinação sem tamanho. Comecei a me observar de acordo com os exercícios passados e descobri coisas que nem imaginava, além de ter dado uma chacoalhada na minha maneira de agir e de ver as coisas. Eu realmente ousei sair da zona de conforto (em algumas situações) e me dá forças, ainda, para continuar nesse caminho.
Claro que, pra chegar nisso, a gente tem que sentir um pouco de vergonha. Ouse Crescer é um tapa na cara. Ele mostra que o único motivo de você não tá vencendo na vida é você mesma. Que sentir medo é normal mas que deixar ele te dominar é burrice (e não, não com essas palavras, mas eu senti isso, de certa forma). Que você já tem tudo o que precisa aí dentro e tá sendo bem trouxa de ignorar os sinais. Enfim. Uma infinidade de verdades que todos já sabíamos mas não queríamos admitir.

A Tara, então, dividiu suas teorias (ah, pra quem não sabe ela é coaching também) e nos presenteou com essa obra que, realmente, ajuda. Ela nos explica onde está o problema e o que podemos fazer diante dele.

"A solução não consiste em eliminar a dúvida em relação a si mesma, mas em aprender a deixar que a censora interior* fale a vontade, sem seguir as orientações dela. O objetivo é ouvir a ladainha da censora interior, mas não permitir que ela determine suas escolhas."

*A censora interior, explica Tara, é "alguém" que vive dentro da gente e que é muito preocupada com nossa segurança. Ela não quer que a gente corra riscos, ouse, saia da zona de conforto e, muitas vezes, é cruel dizendo coisas como "você não está pronta" e "você jamais conseguiria isso". Localizei a minha e dei a ela o nome de Ruth. Facilitou muito as coisas. 

resenha ouse crescer tara mohr


Eu acho essa frase do livro muito importante e é a que mais utilizo, em momentos de falta de crença em mim mesma. Lembro que já tinha lido sobre isso quando queria aprender a meditar. Os sites diziam que a gente nunca para de pensar, não existe isso. A gente só precisa deixar os pensamentos quietos, sem interferir neles, sem tentar expulsá-los ou algo do tipo. Devemos apenas ignorá-los. Aqui, numa situação bem diferente, a regra também se aplica. Acredito que o que ela quis dizer é que sempre teremos medo e insegurança e ansiedade quando se trata do novo, da mudança. Mas que não devemos deixar isso nos impedir de ir. De alcançar nossos sonhos, nossas metas, de crescer. Devemos ouvir a voz do medo, agradecer pela preocupação e dizer que está tudo sob controle. Porque, na verdade, está.

Falando um pouco sobre a parte técnica do livro, eu achei ele bem bonito. Tem cores bem femininas, roxo e rosa predominantes. Gostei porque o roxo representa sucesso, estimula a área do cérebro que soluciona problemas, a área da criatividade e também se relaciona com a intuição. Tudo isso está presente no livro, em cada palavra da Tara, um estímulo ao sucesso, uma forma de nos mostrar quem somos, de nos fazer nos entender intuitivamente. O rosa nem precisa explicação, é muito ligado ao universo feminino. Por isso eles casaram tão bem nesse livro, por serem a união da mulher e do sucesso: a proposta principal de Ouse Crescer.
Tem 240 páginas, todas amareladas e a fonte é bem tranquila pra ler. Possui, também, algumas tabelas, partes em que a cor de fundo muda - principalmente em atividades específicas - e tudo isso ajuda bastante na construção da ideia que o livro quer passar. Ah, e ele foi publicado pela Editora Sextante, nossa parceira. 💗

resenha ouse crescer tara mohr


Vocês devem ter percebido que eu gostei muito e quero fazer todas as mulheres que conheço lerem. Porque, por mais que pareça loucura algumas coisas, saber da existência da Ruth (a minha censora interior) tornou tudo mais fácil. Meu medo do fracasso não é mais um fator decisório. É só um medinho que tá lá mas que tudo bem, porque passa depois que tudo dá certo. E, se não der, a gente sempre tem pra onde voltar e sempre pode recomeçar. Tá tudo bem com isso também.

Quero saber agora se alguém já leu Ouse Crescer e o que achou, me conta ali nos comentários. Pra mim ele merece 5 estrelas e, sempre que precisar, vou ler novamente, fazer os exercícios tudo de novo e buscar, sempre o crescimento pessoal.



Beijos e até mais!

Um comentário:

  1. Ainda não li, mas depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler. Bjs

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams