9 de maio de 2017

Começando do começo #ProjetoCabeloBiju

cuidados cabelos cronograma capilar

Oi, gente, tudo bem? 

Faz algumas semanas que tô nessa vibe do #ProjetoCabeloBiju, de cuidar melhor do meu cabelo e tô passando pela fase de pesquisa. Lendo tudo de tudo. Por mais óbvio que a coisa seja, eu quero entende-la realmente, saber por onde começar, quais passos seguir e como, pra ter os resultados desejados.


via GIPHY

Dessa forma, colhi algumas informações básicas sobre o que é o shampoo e condicionador, máscaras, óleos, etc, porque acho que conhecer eles é uma boa forma de começar.

SHAMPOO

É engraçado como a gente incorpora coisas cotidianas na nossa vida, sem ao menos entender o que ela é e como funciona. É o caso do shampoo. Eu uso isso desde bebê e nunca me interessei realmente por ele. Sempre soube o básico: shampoo limpa o cabelo. Tá, mas como? Por que? Vou tentar explicar mais ou menos.
A palavra data do século 18, mesma época em que os cabeleireiros começaram a fazer misturinhas com sabão e bicarbonato de sódio para lavar os cabelos, e a origem da palavra é hindu: significa massagear.
Ele nada mais é que um detergente pra cabelo. Ele serve pra retirar os resíduos, o óleo, a pele morta do cabelo/couro cabeludo. Serve, também, para abrir as cutículas do seu cabelo, preparando ele pro tratamento. 

CONDICIONADOR

Sei que vou parecer uma completa burra, mas condicionador pra mim era aquele que deixava o cabelo macio e ponto. Shampoo limpa, condicionador amacia. Fim da história. Mas o fato é que essas coisas todas são reações químicas e elas tem um propósito bem maior!
O condicionador é passado depois do shampoo por um motivo. O shampoo vai abrir as cutículas, como já disse, para que possa ser limpo. O condicionador é aquele que fecha. Ele cria uma camada protetora nos seus fios, selando eles, fazendo com que os nutrientes fiquem bem fechadinhos ali dentro. Claro, ele também serve para deixar o cabelo macio (justamente por selar o fio, mantendo a hidratação lá dentro), resistente, relaxado. E, acredito que vocês já saibam, não devem ser passados na raiz dos cabelos por motivos de oleosidade. Ele cria as famosas caspas no couro cabeludo, então é importante passar sempre no comprimento.
Aliás, dica importante, nunca passe o condicionador antes da máscara ou creme hidratante de tratamento. Os fios precisam estar "abertos" para receber o tratamento, aí depois você sela eles para que mantenha a hidratação!

MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO CAPILAR

A máscara capilar é usada pra recuperar os cabelos ressecados e danificados. Claro que mesmo quem tem o cabelo super saudável pode usar, de vez em quando, mas a indicação é para aqueles cabelos que precisam melhorar. Apesar do condicionador deixar o cabelo com cara de hidratado (mesmo que temporariamente), quem realmente hidrata é a máscara. Ele trata o cabelo, agindo interna e externamente, nutre e ajuda na reconstrução da textura dos fios. 
Existem N tipos de máscaras, desde as mais comuns e leves - pra hidratar - até aquelas bem doidas, profissionais, de reparação - para reconstruir. Você precisa reconhecer as necessidades do seu cabelo pra escolher a correta.

ÓLEO VEGETAL

Os três primeiros são meio que essenciais para o cabelo, deixando ele sempre limpo e hidratado. Agora entra o produto que pode deixar tudo ainda melhor. Pra quem tá com o cabelo bem danificadinho, como o meu, é legal ter sempre essa ideia em mente: hidratar, nutrir, reconstruir.
O óleo vegetal é usado pra nutrição capilar. Eles vão levar as diferentes vitaminas que ajudam na saúde do cabelo, tipo a A, E, D e K, por exemplo. É com o óleo que você vai fazer a umectação, passar ele em todo o cabelo, mesmo na raiz (o óleo pode!) e deixar agir por uma ou duas horas. Tem pessoas que até dormem com ele na cabeça, pelo jeito, tá tudo permitido. Eles deixam os fios hidratados, alinhados, sem frizz e super encorpados.
O mais legal do óleo vegetal é que ele é super barato e são várias opções. Você pode usar óleo de coco, óleo de argan, óleo vegetal (sim, gente, o azeite da sua cozinha!), óleo de amêndoas, enfim... são muitas opções e muito baratas. Além do mais, dura muito, porque a gente passa super pouquinho por vez - e isso não pode ser feito todo dia, por exemplo.



via GIPHY

Bônus!

Além de tudo isso, você pode aproveitar uns produtinhos a mais pro resultado ser ainda mais satisfatório. Coisas como glicerina - pra hidratar, 5 ml junto com a máscara de hidratação, por exemplo -, bepantol - esse mesmo, que é bom pra tudo, também junto com a máscara - e queratina - não pode usar muito, a cada 30 dias, umas gotinhas na máscara e voilà. Aproveita tudo isso e só vai!

Claro que existem aqueles cuidados diários, o protetor térmico, o creme que protege de raios UV, os leave-ins da vida, enfim... esses vou deixar pra um post futuro! hehe

E é isso. Lembrando, sempre, que cada caso é um caso e você precisa conhecer o que seu cabelo precisa. Porém, cuidado nunca é demais, então manter a hidratação é essencial e, acabei de descobrir, bem fácil. Vocês tem dicas de produtinhos? Me manda, pode ser nos comentários, no direct do Instagram, no meu Snapchat (nanda.fialho), enfim, tô aceitando mesmo! Sou nova nisso, amigas. 😄

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams