4 de maio de 2017

Resenha: Ninfeias Negras


Eu tenho um amorzinho especial por histórias que envolvem arte. Especialmente, histórias policiais. Elas ficam mais poéticas, mais metafóricas. Esse é o caso da obra de Michel Bussi, Ninfeias Negras, que traz tudo isso, além de uma narrativa sensacional do autor. O livro é da Editora Arqueiro e traz essa história envolvente que, de tão bem construída, te deixa boquiaberto.

Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


Preciso começar dizendo que demorei muito pra ler esse livro. Uma coisa levou a outra e o atraso da leitura foi inevitável. Porém, o maior motivo da demora pra postar a resenha, foi que eu precisava me conectar. Esse livro pede isso pra você, ou então cê não entende nada. Eu precisei parar um tempo e simplesmente ler, sem pensar em outra coisa. Só assim eu peguei a essência da coisa e me senti presa á história.
E que história!
O livro fala sobre o assassinato que aconteceu em Giverny, na França, de Jérôme Morval - um oftalmologista garanhão e amante da arte de Monet. Através do ponto de vista do detetive e de três mulheres, nós vamos sendo amarrados à teia de aranha que Michel criou. As três mulheres não poderiam ser mais diferentes: uma delas é uma velha solitária que caminha invisível pelas ruas da cidade; a outra é a professora recatada e extremamente bonita; e a terceira é uma menina, de 11 anos, que sonha em ser pintora. A princípio eu não conseguia entender o que elas tinham a ver com o assassinato ou, até mesmo, com a história em si mas, pasmem, tudo se conecta em algum momento. Chega a ser brilhante!


Apesar de alguns momentos bem cansativos (o romance é, desculpem, um pé no saco e você só quer pular pro próximo capítulo) você passa por cima disso porque o suspense é bom demais. Você quer, a todo momento, desvendar o que aconteceu. Eu criei inúmeras teorias a cada capítulo, a cada nova descoberta, mas nada me levou ao que realmente rolou na treta toda.
Uma das coisas mais legais nesse livro é o fato dele descrever tão bem a cidade: você se sente como se estivesse lá. Como se conhecesse. E, talvez, por ser um vilarejo pacato, o suspense se torne ainda maior. Qualquer um pode ter cometido o crime. E parece que o detetive não vai conseguir chegar a um culpado. Então ele e seu assistente começam a conectar as coisas, baseando-se em uma única pista - para desvendar o que quer que tenha acontecido com Jérôme Morval.


Julgar o livro pela capa cai muito bem nesse caso. A beleza de fora mostra todo o suspense que vem na história. Ele é todo preto, com uma ninfeia (não diga!) desenhada na capa. A fonte do título é bastante agradável e simples e possui verniz localizado, que eu sou apaixonada. Um desenho de água também completa a parte da frente, acredito que pra ilustrar o local onde o morto foi encontrado. Nem preciso dizer que o preto não foi escolhido por acaso, né? Além de ser a cor da morte e do luto - e do sofrimento e melancolia e solidão - ele também confere um ar de mistério, de suspense, o que tem tudo a ver com a história em si.
Ninfeias Negras tem 352 páginas, amareladas e com a fonte bem tranquila pra leitura - nem muito pequena ou muito grande. E ele foi publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.


Se for classificar a história pelo mistério, são 5 estrelas. Pelo romance, 4 hehe. Mas como um todo, ele merece 5, por ser muito bem construído e um dos melhores suspenses dos que li ultimamente.


É isso. Recomendo muito a leitura de Ninfeias Negras! Se alguém já leu, me conta o que achou nos comentários. Beijo e até a próxima.

;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams